fbpx

CONTEÚDO DO BLOG

Estudo de Embalagem: Entenda 3 fatores essenciais para encontrar a embalagem adequada.

Está em buscando da fidelizar seus clientes para aumentar as vendas?

A forma que os consumidores estão vendo o seu produto nas prateleiras do mercado é MUITO IMPORTANTE! Para isso, usar a embalagem adequada é essencial.

Leia esse post e entenda como o estudo de embalagem pode interferir no seu negócio. 

Segundo pesquisas da organização global Two Sides, no Brasil, as embalagens influenciam na decisão de compra dos consumidores em 99% dos casos. São levados em conta pelos compradores fatores como: capacidade de proteger os produtos, facilidade de abertura ou fechamento e também o tamanho. Por isso, a embalagem pode ser uma grande aliada para melhorar sua posição no mercado. 
Aumentar as vendas com o estudo de embalagem
Figura 1: Escolha de produtos no mercado –      Foto: Reprodução/Pexels
O Estudo de Embalagem é realizado por meio de pesquisas para garantir a adequação às leis de segurança alimentar e atender aos critérios gerais para embalagens e equipamentos em contato com os alimentos, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Além disso, são levados em conta, fatores como, custo-benefício, disposição de equipamentos e particularidades do produto e  público alvo. 

 Conheça a seguir 3 pontos essenciais na busca pela embalagem adequada: 

1- Proteção e conservação 

As embalagens servem para  proteger os produtos de fatores externos comprometem a sua segurança e qualidade. Materiais que impeçam a umidade, ar, luz e temperatura são ideais para que não ocorra o crescimento de bactérias e  fungos. Assim, os produtos chegarão à mesa do consumidor com as mesmas qualidades nutricionais e sensoriais que foram produzidos, atendendo às expectativas e fidelizando os clientes, garantindo a preferência do consumidor pelo seu produto. O Shelf Life, que é o tempo entre a fabricação e o momento que o alimento se torna impróprio para o consumo, ou seja, o prazo de validade, também é muito importante e as embalagens são grandes aliadas nesse desafio de  aumentar a vida útil. Embalagens ativas e inteligentes são exemplos de grandes inovações.
 Você pode conhecer mais sobre elas em nosso post Embalagem: Impacto no prazo de validade dos alimentos

2- Logística de transporte e armazenamento 

Elaborar estratégias para facilitar o transporte e armazenamento dos alimentos é essencial. Assim é possível fazer a distribuição em diferentes regiões e sendo possível que mercados de varejo comercializem o produto.  O material precisa ser resistente e ocupar apenas o epaço necessário, para garantir maior volume de mercadoria. Por isso, antes de escolher uma embalagem, a quantidade de produto deve ser pensada para facilitar o transporte. A resistência é essencial, por que  durante esses transportes podem acontecer acidentes, como temperaturas inadequadas ao alimento, quedas, furos na embalagem. Tudo isso compromete a qualidade do produto e a segurança do consumidor. Pensar no tipo transporte é muito importante, mas antes disso, o objetivo principal é escolher a embalagem  adequada.
Como transportar produtos com embalagem de vidro?
Figura 2: Produtos armazenados – Foto: Reprodução/ Pexels

3- Praticidade e Inovação

Você sabia que os consumidores procuram por produtos práticos? Isso é porque  eles são levados para todos os lugares e consumidos de forma rápida, sem grandes preparos.  E como as suas embalagens podem ser mais práticas? Elas precisam ser desenvolvidas com materiais fáceis de serem abertos e fechados após abertos, pois dessa forma não tem perigo do alimento estragar ou acabar vazando na bolsa ou mochila.  E pensando nisso, as linhas ready to drink, que significa “pronto para beber”, que são alimentos que podem ser consumidos imediatamente estão fazendo muito sucesso. No Brasil, os primeiros a serem lançados foram as bebidas lácteas e proteicas. Atualmente, bebidas alcoólicas também estão aderindo a essa tecnologia.  Esses produtos estão cada vez mais queridos entre os consumidores, porque são de embalagens práticas e econômicas, sendo consumidas em qualquer lugar e a qualquer momento do dia, por isso pensar em praticidade  é pensar no seu cliente.  
Café Três Corações
Foto: Reprodução/ Café 3 Corações

Mas fique esperto!

As pessoas se preocupam em  saber quais ingredientes são colocados nos alimentos que irão comprar, então saiba que a embalagem correta deve trazer  informações claras, com rótulos objetivos e  adequados às normas. Por isso embalagem, sem uma boa rotulagem não vale de nada! Saiba também que uma embalagem com identidade visual marcante que traga características especiais  dos seus produtos será um grande diferencial para o seu negócio, por isso se preocupe muito com cada detalhe.
Nota importante: As normas de rotulagem vêm sofrendo mudanças. E se você ainda não sabia sobre essas alterações, leia o nosso post sobre Rótulos para alimentos: já conferiu as mudanças aprovadas?

Ficou mais claro do porquê o estudo de embalagem pode aumentar as suas vendas? 

O setor de alimentos cresce a cada dia e para ganhar da concorrência seu produto precisa se destacar no mercado. Tenha em mente que não é perda de dinheiro, e sim um investimento, porque evita uma série de problemas futuros. Sabia que a Consea Júnior oferece esse serviço? Ajudamos muitos empreendedores a escolher a melhor embalagem para seu produto. Se você gostou do conteúdo, mas ainda têm perguntas, temos consultores disponíveis para tirar suas dúvidas gratuitamente, basta acessar esse link e entrar em contato conosco. Não deixe de conhecer o nosso instagram, @conseajr, temos muitos conteúdos incríveis para  você ficará por dentro de todas as mudanças que acontecem no setor de alimentos.

Precisa de auxílio para encontrar a embalagem adequada?
entre em contato com um de nossos consultores.

Ou nos deixe uma mensagem, em breve retornaremos seu contato

Precisa de auxílio para encontrar a embalagem adequada?
entre em contato com um de nossos consultores.

Ou nos deixe uma mensagem, em breve retornaremos seu contato

Departamento de Ciência dos Alimentos, ALA 1, Sala 4 Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras - MG, 37200-000

(35) 98850-1024

comercial@conseajr.com.br

Nos apresente seu problema, nós cuidaremos da solução. Nos mande uma mensagem e faça um diagnóstico gratuito.

Open chat
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá, podemos te ajudar?